image Marketing Digital – 16 técnicas para implementar image 4 dicas para aumentar as vendas em 2016.

Pra que serve uma plataforma de marketing de conteúdo?

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×

Talvez você tenha notado um aumento expressivo no número de fornecedores de tecnologia e soluções voltadas às necessidades de marketing de conteúdo. Esse novo movimento tem contribuído para a criação de plataformas de conteúdo, de automação de marketing e de vendas. E os números comprovam: 68% dos gestores de marketing de conteúdo estão aumentando o investimento em tecnologia. Neste artigo, falaremos apenas da plataforma de marketing de conteúdo e de suas funcionalidades.

O que é uma plataforma de marketing de conteúdo?

Uma plataforma centraliza diversas funcionalidades para atender às necessidades de uma equipe de marketing digital. No caso do marketing de conteúdo, o software possui diversas ferramentas voltadas à gestão, criação e até distribuição de conteúdos por meio de múltiplos canais. Algumas dessas plataformas permitem também a mensuração do impacto do conteúdo e dos resultados. Assim, é possível entender o que funciona ou não e modificar a estratégia de conteúdo. Isso significa que uma plataforma deste tipo ajuda na condução de sensibilização de leads e no aumento da receita vinda do marketing digital.

Para que serve?

Uma plataforma de marketing de conteúdo tem diversas funcionalidades, mas todas elas visam um objetivo comum: gerar resultados cada vez melhores e otimizar o processo de trabalho. Abaixo, separamos algumas das principais funcionalidades deste tipo de ferramenta:

Organização da estratégia

Você pode centralizar e estruturar as informações sobre sua estratégia: personas, objetivos, referências, jornada de compra, entre outras informações em um único local em que todo o time possa acessar facilmente independente do local em que estejam.

Alinhamento e unificação da equipe

Uma equipe de marketing digital não é composta apenas por redatores, mas também por designers, analista de SEO, editor, analista de mídias sociais e por aí vai. Quando há tanta gente envolvida em um projeto, as falhas de comunicação podem gerar retrabalho e prejudicar a produtividade do time. Por isso, a plataforma deve oferecer fácil integração entre todos os membros do projeto, controle de prazos para cada responsável, e histórico de mensagens trocadas.

Criação de conteúdo

O conteúdo pode ser escrito e editado na própria plataforma. Assim, o gestor pode acompanhar o processo de criação, revisão, edição e aprovação em tempo real e centralizar os conteúdos.

Controle e agendamento de publicações

Com o calendário editorial você pode verificar status de produção, tipo de conteúdo, prazos e responsáveis. Além disso, há plataformas integradas com o WordPress e redes sociais, facilitando bastante o processo de publicação. Você pode deixar as publicações planejadas pelo tempo que desejar mantendo a frequência sem precisar de acompanhamento diário.

Gestão do fluxo de produção

Caso sua empresa já tenha um processo de produção de conteúdo definido, você pode organizá-los na plataforma, identificando quem participa de cada etapa da produção, os prazos que cada etapa permite a fim de entender e controlar a participação de cada agente do seu time.

Autopublicação

Já tem uma agenda de produção bem organizada? Sem tempo para agendar social posts manualmente? Automatize! Algumas soluções conseguem publicar automaticamente em canais como WordPress, Twitter, Facebook, Google Plus, Linkedin entre outras.

Gestão de ideias e pautas

Quando a produção é pequena e ainda está no início, trocar ideias e sugerir pautas em planilhas e e-mails pode até parecer eficiente. Mas quando a produção aumenta e o número de e-mails passa de três, provavelmente alguém do seu time vai se perder em meio a tantas informações. Para evitar isso, centralize suas ideias e pautas de produção em um único local.

Papéis e permissões

Escolha quais funções da plataforma cada profissional irá executar e até qual etapa cada usuário poderá atuar, criando fluxos de trabalho exclusivos para cada tipo de conteúdo.

Análise

Entenda como sua produção de conteúdo está fluindo e tenha respostas para questões como: os conteúdos estão em dia? Os responsáveis estão cumprindo suas atividades em tempo adequado? Há gargalos na produção? Há conteúdos que precisam da sua atenção?

Em resumo, uma plataforma de marketing de conteúdo deve estar orientada para quatro processos principais: estratégia, produção, distribuição (publicação e promoção) e análises.

Fonte: Contentools

Related Posts
  • All
  • By Author
  • By Category

Leave a Reply

Your email address will not be published.

Facebook
Instagram
Tweeter
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×