image Presença Online, você sabe o que é isso? image 3 dicas para tornar seu conteúdo mais atrativo

Qual é o novo perfil do consumidor na era digital?

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×

A internet revolucionou a forma como pessoas interagem ao redor do mundo, tanto em relações pessoais quanto profissionais e entre consumidores e marcas. A facilidade de acesso à informação proporcionada por essa revolução tornou o consumidor mais informado e, consequentemente, mais exigente e com expectativas maiores. Com isso, os modelos antigos de comunicação e vendas unilaterais não são mais eficazes e, muitas vezes, irritam o cliente, podendo até destruir marcas. Continue lendo esse post e entenda um pouco mais sobre o novo perfil do consumidor na era digital!

Informação acessível

Vivemos a era da informação rápida e acessível a praticamente todos. Com isso, os consumidores tornaram-se mais conscientes e atentos aos produtos que compram. Eles querem saber a qualidade, a procedência, a forma de fabricação e a essência da marca. Se todos esses itens não estiverem alinhados a seus valores, eles certamente não consumirão seus produtos. Essa maior consciência também elevou a procura por produtos saudáveis e socialmente responsáveis. Como já vimos algumas vezes, uma marca que fabrica seus produtos com trabalho escravo não é aceita e nem perdoada nos dias de hoje.

Comunicação multilateral

No marketing tradicional, a comunicação era unilateral, ou seja, a marca falava e o consumidor ouvia. O novo perfil do consumidor na era digital não aceita mais essa forma de comunicação. Ele não apenas quer ter o poder de resposta como também quer trocar ideias e opiniões com outros consumidores e, até mesmo, com outras marcas na mesma conversa. Por isso, é tão importante a marca estabelecer uma presença online constante e bem estruturada.

É preciso manter um relacionamento transparente e frequente com os clientes e isso envolve conhecer o seu público a fundo. Você precisa saber quais são suas motivações e problemas para que a sua empresa consiga entregar produtos, serviços e informações que realmente tenham algum valor, e não apenas mensagens promocionais. Também é necessário que a empresa fale a mesma língua que o seu público para que ele consiga criar algum tipo de identificação com a marca.

Velocidade de respostas

A comunicação multilateral e a velocidade com que as informações repercutem nos meios digitais obriga as empresas a também atuarem com a mesma velocidade. Não apenas para responder a dúvidas ou reclamações dos consumidores, mas também para reagir a situações de crises e oportunidades de mercado. Uma crise que acontece hoje tem que ser tratada no mesmo segundo antes que se torne irreversível, assim como uma oportunidade de mercado para lançamentos ou, até mesmo, uma nova comunicação — que precisa ser detectada e aproveitada quase que em tempo real.

Marketing de atração

Todo esse cenário trazido pelo novo perfil do consumidor fez com que o marketing de atração se consolidasse como o método mais efetivo para atrair e conquistar clientes. Esse tipo de marketing, ao contrário do tradicional, cria formas de ajudar o cliente a solucionar problemas através de conteúdos e informações altamente relevantes, que vão educar o consumidor e atraí-lo para os seus produtos e serviços. Essa é uma forma de marketing menos agressiva e que traz resultados comprovados a longo prazo, uma vez que tem tudo a ver com os anseios do novo consumidor. Suas estratégias permitem um profundo conhecimento de seu público-alvo, além de disponibilizar conteúdos importantes e criar aproximação entre empresas e clientes.

As empresas que não se adaptarem ao mundo digital e ao novo perfil do consumidor ficarão para trás, por isso, está mais do que na hora de você começar a rever as suas estratégias de marketing. Ficou com alguma dúvida sobre o tema? Deixe nos comentários que responderemos! Não deixe de ler sobre nosso artigo sobre presença online.

Related Posts
  • All
  • By Author
  • By Category

Leave a Reply

Your email address will not be published.

Facebook
Instagram
Tweeter
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×