image Marketing no Facebook: 4 melhores práticas que sua empresa deve utilizar! image Como colocar links patrocinados na estratégia de marketing?

Quais as principais estratégias de Marketing Digital para PMEs?

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×

Marketing sempre foi um tema complicado para pequenos e médios empreendedores, pois nem sempre há orçamento disponível para realizar grandes ações de divulgação. Entretanto, com estratégias de marketing digital, é possível desenvolver um bom posicionamento de mercado sem a necessidade de grandes investimentos, atingindo um público maior e mais qualificado, isto é, preparado para comprar.

Quer saber quais estratégias são essas e como elas funcionam?

Publicidade online

A publicidade online, também conhecida como links patrocinados ou anúncios pagos, é um recurso que qualquer empresa pode utilizar para atrair mais clientes na internet, especialmente se você não tem uma presença muito marcante ainda.

Você pode anunciar em ferramentas de busca, como o Google, que dão uma grande visibilidade e atraem potenciais clientes (leads) que estão em busca dos seus produtos e serviços. Pode também criar anúncios para redes sociais, como Facebook ou LinkedIn, captando a atenção das pessoas que interagem constantemente nestas plataformas.

E-mail marketing

Quem diria que o e-mail poderia ser um grande aliado dos pequenos e médios empreendedores, não é? Uma ferramenta utilizada basicamente para o trabalho pode se tornar um poderoso canal de relacionamento com seus clientes.

Utilize o e-mail marketing para manter seus clientes informados sobre sua empresa e para se aproximar de suas leads oferecendo conteúdo interessante e útil, que faça com que eles se lembrem da sua marca sempre que precisarem de alguma coisa.

Marketing de conteúdo

Assim como no universo offline, para atrair mais clientes você precisa mostrar que sua empresa existe. E nada melhor para conseguir isso do que produzir conteúdo que os internautas estão buscando.

Crie um blog para sua empresa e produza conteúdo voltado ao seu mercado, sempre esclarecendo as maiores dúvidas dos seus clientes de forma clara e facilmente compreensível. Elimine os termos técnicos e a linguagem rebuscada do mundo corporativo e adote um tom de conversa em seus conteúdos, para que as pessoas se sintam à vontade ao ler.

SEO

Ter um site, um blog, produzir conteúdo só trará bons resultados se você também tiver uma estratégia de SEO, isto é, práticas de otimização para os mecanismos de busca. Essa otimização é feita a partir da seleção de palavras-chave relevantes para o seu negócio, inserindo-as em todo o conteúdo que você compartilha online para que sua empresa seja facilmente encontrada.

Uma boa estratégia de SEO melhora o posicionamento do seu site ou blog nos resultados de pesquisa, atraindo maior tráfego (visitas). Com mais visitantes conhecendo sua empresa, é possível ampliar seu leque de relacionamentos e, consequentemente, aumentar suas vendas.

Redes sociais

Todo o conteúdo que você criar para o seu blog pode e deve ser compartilhado nas redes sociais, a fim de atrair os usuários que têm o perfil para serem seus clientes. Selecione as redes sociais em que seus clientes têm maior atividade e interaja com eles por meio de conteúdos, perguntas, quizzes, pesquisas, respostas às dúvidas e questionamentos.

Mantenha a regularidade nas suas interações para que sua empresa não seja esquecida e verifique as características de cada rede social para customizar suas estratégias de marketing digital para cada uma delas, visando tirar maior proveito do potencial de viralidade que elas têm.

Inbound marketing

O inbound marketing, ou marketing de atração, é uma estratégia de longo prazo que tem como principal objetivo manter um fluxo constante de leads para a sua empresa. Ele se utiliza do marketing de conteúdo para fisgar os internautas pelo interesse e aplica o e-mail marketing como principal ferramenta de relacionamento com essas leads.

Enquanto você se relaciona com essas pessoas, que ainda não são clientes, tem a oportunidade de educá-las sobre o seu mercado, mostrar a utilidade dos seus produtos e serviços e, assim, despertar a necessidade de compra.

Quando elas sentirem a necessidade de comprar, lembrarão que sua empresa esteve com elas durante todo esse caminho e, naturalmente, terão preferência pelos seus produtos e serviços.

Quer conhecer mais a fundo cada uma dessas estratégias de marketing digital? Então, assine nossa newsletter e fique por dentro de tudo sem se preocupar em ficar procurando na internet!

Related Posts
  • All
  • By Author
  • By Category

Leave a Reply

Your email address will not be published.

Facebook
Instagram
Tweeter
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×