image 10 motivos para utilizar automação de marketing de conteúdo image Qual é o novo perfil do consumidor na era digital?

Presença Online, você sabe o que é isso?

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×

Criar e manter uma presença online relevante da sua empresa é fundamental para alavancar negócios e obter resultados nos dias de hoje em que, cada vez mais, as pessoas estão conectadas. Mas, afinal, como devo fazer para construí-la? Continue lendo o nosso post e entenda mais sobre o assunto!

Saiba o conceito

Antes de mais nada, vamos definir o que significa ter uma presença online. Ela é o resultado de um conjunto de esforços de marketing que vão construir (e consolidar) como a sua marca está representada e é vista pelo seu público nos meios digitais, tais como redes sociais, mobile, entre outros.

Entenda o seu público

Para que a sua empresa comece a estabelecer uma presença online, o primeiro passo é entender a fundo quem é o seu público-alvo. Comece definindo uma persona para o seu negócio. Trace um perfil detalhado de seu cliente, respondendo a perguntas como: quais são suas motivações? Quais os seus anseios? Quais problemas ele precisa resolver? Quais os seus sonhos e dificuldades? Uma boa dica é dar um nome, idade, profissão e algumas informações da vida pessoal dessa persona, pois isso facilitará o trabalho de definir a fundo quem é o seu público-alvo. Mas atenção: é essencial que todos esses dados sejam baseados em informações reais, caso contrário, a persona não vai refletir o seu cliente e toda a sua estratégia de presença online será “fantasiosa”.

Defina objetivos e indicadores de sucesso

Assim como toda estratégia de marketing, é preciso definir objetivos claros e indicadores de sucesso para as ações que você pretende executar a fim de estabelecer a presença online da sua empresa. Esse é um trabalho a longo prazo que exige frequência e esforços contínuos, por isso, é muito importante saber exatamente onde a sua empresa quer chegar e como identificar o retorno e o sucesso das ações. Acompanhar as metas com frequência também significa ter dados para avaliar se o que está sendo feito está de acordo com os objetivos da empresa como um todo e tomar atitudes para corrigir e adaptar estratégias.

Conheça muito bem as ferramentas digitais

Depois de definir a fundo quem é a persona do seu negócio e estabelecer metas e indicadores de sucesso, é preciso conhecer muito bem as ferramentas disponíveis no meio online e suas peculiaridades. Existem diversos mecanismos para a construção da presença online de uma marca, como as redes sociais, site, e-mail marketing, entre outros. Dependendo do objetivo que você traçou e dos hábitos da sua persona, uma delas pode ser mais ou menos indicada. Por isso, é muito importante conhecer as opções e ter em mente as funcionalidades de cada ferramenta ao traçar a sua estratégia de presença online.

Cuide do relacionamento

A internet tem memória — e das longas! Um comentário mal interpretado ou uma crise enfrentada pela sua empresa podem ficar registrados no meio digital para sempre. Por isso, manter um relacionamento aberto e constante com o seu público é essencial para construir a presença online da sua empresa e gerar resultados para o seu negócio. Além de receber feedbacks valiosos sobre seus produtos e serviços, o relacionamento vai fortalecer a marca nas redes sociais, fidelizar clientes e aumentar o seu faturamento!

Deu para ter uma ideia melhor do que é a presença online? Ainda tem dúvidas? Então deixe para a gente nos comentários que iremos respondê-las! Não deixe também de conferir nosso post sobre como fazer um plano de comunicação e mídia.

 

Related Posts
  • All
  • By Author
  • By Category

Leave a Reply

Your email address will not be published.

Facebook
Instagram
Tweeter
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×