image 7 dicas para usar o Whatsapp a favor da sua empresa image 4 formas de usar marketing para alavancar as vendas

Por que definir persona é uma vantagem do Marketing Digital

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×

O marketing digital é a bola da vez dos gestores, não só por representar custos relativamente menores que os do marketing tradicional dos outdoors e das campanhas massivas. A possibilidade de ganhar a atenção de consumidores que se tornaram menos receptivos às velhas técnicas de publicidade — muito em função da larga oferta de informações à distância de um click — é outra grande vantagem do marketing digital. No entanto, essa conquista só se concretiza quando definimos a persona do negócio, ou seja, aquele cliente ou fornecedor ideal a quem seu produto/serviço certamente interessaria.

Neste post, você vai aprender a criar uma buyer persona, além de ficar por dentro da sua importância nos resultados da sua estratégia de marketing digital. Acompanhe!

Como criar a buyer persona?

Não existe fórmula ou receita para a criação da buyer persona que, conforme já citamos, trata-se de nada mais do que seu cliente ideal. A persona é resultado de muita pesquisa e trabalho de campo, como entrevistas e enquetes realizadas com pessoas e/ou profissionais que você entenda como o público-alvo do seu negócio. Com a aplicação de questionários padronizados — incluindo perguntas relacionadas a objeções ao produto, expectativas e valores — é possível detectar o momento em que as respostas passam a se repetir, seguindo determinado padrão. Nesse momento, você pode ter identificado sua primeira persona!

Qual a quantidade ideal de personas?

Embora a Hubspot, referência internacional em Inbound Marketing, defenda que o número personas deva se limitar a no máximo 5, quem determinará a quantidade ideal é a própria natureza e diversidade do seu negócio. É possível que, numa relação B2B (Business to Business), por exemplo, sua empresa disponha de produtos diversificados, desenvolvidos para diversos segmentos, cada qual demandando uma persona específica. Mas, para começar, ter uma persona principal e uma secundária já está de ótimo tamanho para desenrolar qualquer estratégia.

Por que definir persona é a principal etapa do seu planejamento estratégico?

A não ser que você seja um gestor pouco comum que não veja problema algum com o desperdício de recursos e dinheiro durante a execução da sua estratégia, você deve focar no mapeamento de personas logo no início. A partir dos parâmetros da persona principal e secundárias, você terá uma base de informações bastante próxima da realidade que conduzirá todo o processo de produção de conteúdo. Assim, os times de redatores e designers, por exemplo, não perderiam tempo com a criação de ótimos artigos e posts que não serão lidos por consumidores que, além de estarem distantes do perfil do seu público-alvo, jamais adquiririam seu produto/serviço.

O conceito de persona é tão abrangente que chega, também, às mídias sociais. Além de saber tudo sobre a persona, é preciso que você identifique quais as redes sociais mais usadas por ela para que você a alcance com seu discurso. No caso de personas do segmento B2B, o LinkedIn, que se autointitula como “a maior rede profissional do mundo”, é o canal mais indicado para a divulgação de artigos e campanhas.

E então, quer aprender mais sobre personas e marketing digital? Descubra como conquistar e manter seus clientes com a ajuda das redes sociais!

 

 

Related Posts
  • All
  • By Author
  • By Category

Leave a Reply

Your email address will not be published.

Facebook
Instagram
Tweeter
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×