image 5 motivos para usar o e-mail marketing na estratégia image 5 motivos para investir em uma consultoria de Inbound Marketing

Planejamento estratégico de marketing: como fazer?

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×

O ditado que diz que “marketing é a alma do negócio” nunca foi tão verdadeiro: é quase impossível se manter relevante no mercado sem divulgação. Mais do que isso, fazer um bom planejamento estratégico de marketing é vital para não acabar gastando tempo e dinheiro sem ver resultado algum.

Pensando nisso, veja alguns passos importantes que você não pode ignorar ao fazer esse planejamento!

Entenda seu nicho de mercado e os concorrentes

O primeiro passo para um planejamento estratégico de marketing que dê resultados é entender bem o nicho de mercado em que a sua empresa atua. Isso vai afetar todas as decisões futuras.

Além disso, pesquise os esforços de marketing dos concorrentes. É possível aprender muito sobre o que fazer  —  e o que evitar  —  por observá-los.

Conheça bem seu público-alvo

Como atrair clientes sem saber do que eles gostam? O melhor a se fazer é estudar seus clientes atuais e criar personas, que serão muito úteis na hora de produzir conteúdo e ações que realmente funcionem.

Fazer isso é bem melhor do que usar as velhas técnicas do “achismo” e do “chutômetro” para definir o que será feito, não concorda?

Defina o orçamento de marketing

Definir o orçamento também é um ponto que não deve ser adiado por muito tempo na hora de montar a estratégia.

Apesar de ser perfeitamente possível fazer marketing com um baixo orçamento, ele precisa estar bem claro desde o início. Assim, você evitará planejar ações que são financeiramente inviáveis e acabar precisando refazer parte do trabalho.

Estabeleça metas realistas

Estabelecer metas realistas ajuda a motivar a equipe e colocar um alvo bem específico a ser perseguido. Caso contrário, é muito fácil perder o foco do que precisa ser feito.

Além disso, elas são uma ótima forma de medir o progresso da estratégia e saber se ela está sendo executada como deveria.

Defina os canais e as ferramentas da sua estratégia

Depois de entender bem seu mercado, seu público, o orçamento disponível e estabelecer metas claras, é hora de definir os canais e as ferramentas que vai usar para se comunicar com o público.

Por exemplo, talvez você decida usar vídeos na produção de conteúdo ou perceba que o WhatsApp seria uma boa ferramenta de vendas e relacionamento.

Monte um plano detalhado de ação

O plano de ação vai um pouco além da estratégia. É nessa hora que você junta cada ferramenta ou cada canal escolhido em um cronograma único.

Por exemplo, um roteiro interessante seria: “vamos produzir três posts de blog por semana, sendo um com uso de vídeos, e promover todos no Facebook e no Instagram”.

Não engesse o planejamento

Tudo acontece muito rápido no marketing digital. Então, não deixe que nada do que definiu nos passos anteriores fique “escrito em pedra”.

Esteja atento às mudanças e sempre reavalie se o que está sendo feito é mesmo o melhor para a empresa. Não tenha medo de mudar quando necessário.

Percebeu como fazer um planejamento estratégico de marketing se resume, basicamente, a conhecer bem seu próprio negócio, o mercado em que atua, seus clientes e usar esse conhecimento para se destacar?

Com essas dicas, você está pronto para fazer isso e explorar as incríveis possibilidades que o marketing digital oferece.

E você? Como faz o planejamento de marketing? Já usou algumas dessas dicas e teve bons resultados? Conte pra gente nos comentários!

Related Posts
  • All
  • By Author
  • By Category

Leave a Reply

Your email address will not be published.

Facebook
Instagram
Tweeter
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×