image Por que devo investir em mídias sociais? image Ebook Estratégias de Marketing para Pequenas e Médias Empresas

Planejamento de marketing digital: como ter sucesso na sua empresa em 2016

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×

As mudanças no marketing digital em 2015 foram muito expressivas e as novidades para 2016 já podem ser vislumbradas facilmente. O budget para essa modalidade de marketing cresceu consideravelmente e tudo indica que esse ano o resultado será o mesmo, para melhor!

Os hábitos dos consumidores mudaram bastante nos últimos anos, com destaque para o sucesso estrondoso das redes sociais e o acesso à internet por dispositivos móveis. Todo esse cenário mostra um mercado aquecido e dinâmico pronto para se reinventar a todo instante.

Confira agora como criar um planejamento de marketing digital que contemple todas as novidades do mercado e, assim, ter sucesso em 2016.

Como definir o planejamento de marketing digital

O planejamento deve conter todas as estratégias que serão colocadas em prática durante o ano. Veja alguns passos importante para criar um planejamento eficiente:

1. Analise os resultados do ano anterior e a situação do mercado

Fazer uma análise dos erros e acertos do ano anterior é essencial para conseguir visualizar melhor a realidade em que a empresa se encontra no mercado. É preciso fazer um controle sobre tudo o que foi gasto e quais os resultados obtidos. Vale também analisar as mudanças do mercado para que os objetivos da empresa sejam alinhados.

2. Defina as personas

Esqueça aquela velha definição de público-alvo que oferece uma visão limitada do perfil de seus potenciais clientes. Para que suas campanhas de marketing digital sejam bem direcionadas, é preciso criar personas para explorar aspectos mais profundos de seu público, como interesses, hábitos, objetivos, etc.

3. Analise os concorrentes

Analisar as estratégias dos concorrentes é uma maneira de acompanhar como eles estão se adaptando às mudanças no mercado e, com isso, ajudar a sua empresa a reformular as próprias estratégias.

4. Defina os objetivos

Os objetivos devem ser tangíveis, bem definidos e com prazos para conclusão. Uma vez traçado o objetivo macro, deve-se pensar nos passos que precisam ser dados para alcançá-lo.

5. Desenvolva estratégias

Em posse dessas informações básicas, é hora de desenvolver as estratégias que serão empregadas durante o ano. Para ter êxito nesse processo, é preciso alinhar-se com as tendências de marketing digital para o ano. Veja nossa lista com as principais tendências do marketing digital para 2016.

Marketing de conteúdo ainda mais difundido

É inegável o sucesso e crescimento que o marketing de conteúdo obteve em 2015. Em 2016, a tendência é que mais empresas o adotem como estratégia para criar autoridade e ganhar a confiança de consumidores que, mais tarde, podem se tornar clientes.

Remarketing mais consolidado

Com os cookies no navegador do usuário, é possível identificar os sites que ele visitou e exibir anúncios com os produtos ou serviços visualizados por ele. Devido à sua alta taxa de conversão, o remarketing terá seu lugar garantido entre as principais estratégias digitais nesse ano.

Redes sociais em alta

As possibilidades de segmentação que as redes sociais oferecem são extremamente eficientes para selecionar o público mais adequado para exibição de anúncios. Além disso, nos próximos meses deverá ocorrer uma integração ainda maior entre as redes sociais e as plataformas de e-commerce. Como resultado, o retorno é muito atrativo.

Mobile imperativo

Os acessos à internet por dispositivos móveis já superou o desktop e sua tendência é aumentar. Por isso, empresas que não oferecerem uma boa experiência de navegação mobile perderão cada vez mais espaço no mercado. Investir em sites responsivos deve ser a prioridade para todas as empresas que ainda não se atualizaram.

Veja também nosso post sobre 4 dicas para aumentar as vendas em 2016

O que achou do artigo? Sua empresa está preparada para os desafios nesse novo ano? Leia o post que fizemos sobre o que sua empresa ganha ao investir em uma estratégia de conteúdo digital!

 

Related Posts
  • All
  • By Author
  • By Category

Leave a Reply

Your email address will not be published.

Facebook
Instagram
Tweeter
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×