image Voz e o Tom de voz de sua marca na produção de conteúdo image O que sua empresa ganha ao investir em conteúdo digital

Geração de leads utilizando marketing de conteúdo

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×

1. Inbound marketing

Sujan Patel, vice-presidente de marketing da When I Work com doze anos de experiência em marketing digital, aposta no inbound marketing como estratégia para geração de leads. Ele divide o plano em três passos básicos:

Criação de conteúdo (ferramentas, ebooks ou white papers): o conteúdo e as ferramentas que forem criadas podem ser utilizados para coletar endereços de e-mails ou obter ações sociais em páginas de conversão (landing pages). No caso da empresa When I Work, foi construído um modelo de planilha de Excel oferecido de graça. Em 2014, a ferramenta converteu mais de 2500 novos trials.

Construção de uma rede de relacionamentos (mídias sociais): dê atenção para o networking principalmente durante o processo de inscrição ou compra, logo após o momento “comprei o que precisava e estou feliz com isso”. Sites de comércio eletrônico costumam pedir que o cliente compartilhe a experiência depois da compra. Ou ainda, quando alguém compra ingressos online para um show, a página dá ao usuário a possibilidade de que ele compartilhe sua ida ao evento. Use essa tática também para SaaS, quando o usuário está empolgado com a compra.

Envio de e-mail marketing: Sujan Patel recomenda a criação de uma campanha de nutrição que revenda o valor do produto, reeduque e ofereça incentivos para o usuário voltar a ser cliente. O e-mail marketing também pode ser utilizado para avisar o usuário de um conteúdo novo, enviar promoções, dicas, etc.

2. Nutrição de leads + CTAs

Grande parte das empresas nutre leads com conteúdo por meio da automação de marketing, compartilhamento de conteúdo selecionado e ligações telefônicas. No entanto, é preciso pensar sobre a criação de mais oportunidades para pontos de contato – é o que diz Sam Aparicio, co-fundador e CEO da Ringio, uma plataforma de telefonia integrada ao CRM (customer relationship management).

Isso significa que além de alimentar os leads com conteúdo relevante para cada estágio do funil, as empresas precisam guiar e incentivar o usuário a praticar ações de conversão. Um exemplo bem conhecido (mas que muitas vezes é menosprezado) é o CTA (call to action), estratégia fundamental para aumentar o número de conversão e geração de leads.

3. AdWords + Landing Pages

A geração de leads deve se concentrar em ebooks, anúncios pagos e landing pages (LPs). Cara Tarbaj, responsável pelo marketing digital na Wishpond, aposta nos ebooks como uma ótima maneira de obter um nicho de mercado informado sobre algo que é relevante para o seu produto ou negócio. Anúncios e LPs são uma combinação eficaz para geração de leads. Uma campanha bem executada no Google AdWords, voltada para o público correto com uma LP otimizada, pode ser uma combinação vencedora para gerar leads qualificados.

4. SEO + Guest Posts

Investimentos em SEO e presença em sites de referência para o seu segmento são as chaves do sucesso da geração de leads. De acordo com Jonathan Bentz, gerente de marketing na Netrepid, a criação de conteúdo otimizado para motores de busca pode se transformar facilmente em leads qualificados. A presença em sites de referência relevantes para a indústria são importantes para pequenas e médias empresas, que provavelmente irão confiar em portais especializados. A dica é procurar portais de serviços específicos e tentar emplacar artigos, guest posts, notícias, etc. Incluir sua empresa na página de serviços do portal também é uma ótima maneira de captar novos leads.

5. Diversificação das estratégias

Quando se trata de geração de leads online, a chave é a diversificação. Para Adam Kearney, VP de marketing da MemberClicks, não há nenhuma receita mágica que atenda a todas as necessidades. Ferramentas e práticas como SEO, SEM, marketing de conteúdo, blogs, publicidade e redes sociais fazem parte de um ecossistema de marketing saudável. Ao diversificar seus esforços e assegurar que você tenha uma abordagem ampla, sua empresa não fica dependente demais de apenas uma tática. Além do mais, essa diversificação libera o espaço necessário para experimentar ideias inovadoras e “fora da caixa”. E o melhor: sem prejudicar seus objetivos gerais se alguma delas der errado.

Fica evidente que independentemente do segmento ou estratégia das empresas acima, o conteúdo é sempre a base de bons resultados. Seja para enviar e-mail marketing ou otimizar o site para os buscadores. Gerar leads requer paciência, planejamento e ação e a melhor forma de fazer isso é investindo em diversas “máquinas” geradoras de leads.

Related Posts
  • All
  • By Author
  • By Category

Leave a Reply

Your email address will not be published.

Facebook
Instagram
Tweeter
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×