image Ebook Estratégias de Marketing para Pequenas e Médias Empresas image Marketing de Conteúdo para negócios locais

Aprenda agora a mensurar os resultados de marketing de conteúdo

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×

O marketing de conteúdo vem se tornando uma das formas mais populares ― e eficazes ― de estabelecer e fortalecer uma marca no mercado. A questão é que não adianta produzir um conteúdo fantástico e relevante, se os resultados não são devidamente mensurados. Afinal, como é o caso de qualquer investimento, é preciso entender o retorno, inclusive para poder melhorar no futuro.

Quer aprender como fazer isso? Continue a leitura e descubra!

Mensurando os resultados do marketing de conteúdo

Qualquer investimento parte da premissa básica de alcançar um retorno que, de alguma maneira, compense a aplicação. Só que para poder chegar a esse retorno, é preciso aprender como fazer essa medição.

No caso do marketing de conteúdo, isso significa traçar um plano com objetivos a serem alcançados, produzindo ações que ajudem em cada conquista. Para cada tipo de atividade, existe um conjunto de ferramentas para aferir o sucesso: número de cliques em um link, download de um conteúdo, engajamento dos visitantes, entre outros.

Para isso, é necessário planejamento. Primeiramente, estabelecer a situação atual da empresa no que se refere ao marketing de conteúdo, além de informações relevantes (volume de vendas, fatia de mercado). Depois, é preciso estabelecer pontos de controle (momentos para avaliar as ações implementadas), seguido de momentos de correção de rota e a compilação de dados.

Dados: combustível para novas estratégias

Informação é poder. A partir dos dados colhidos, uma empresa pode passar a entender quais os erros cometidos e quais as estratégias para o futuro. Ao observarmos os resultados, podemos perceber qual o comportamento do público e entender quais as necessidades e desejos que o norteiam na busca de produtos e serviços.

Isso significa ter material para trabalhar o ciclo de vendas do que é atualmente oferecido e, até mesmo, pensar em novas soluções que ainda não existem no mercado.

Quais as principais métricas do marketing de conteúdo?

Falamos aqui que é preciso medir os resultados de conteúdo. Mas como? Seguem algumas das principais métricas:

‒ Mídias sociais: acesso às postagens, quantidade de downloads, interações, número de seguidores, comunicação direta (mensagem);

‒ Blog e Site: tráfego (pageviews, fontes), seguidores (RSS, assinatura), comentários, compartilhamentos, tempo de permanência, cliques em publicidade, quantidade de downloads;

‒ Ranqueamento (orgânico) nos principais mecanismos de busca.

Vale lembrar que estes acima são exemplos, mas que é preciso ter em mente a realidade de cada empresa e quais os seus objetivos para elencar as métricas mais valiosas.

Como calcular o ROI (Return of Investment)?

Se falamos em investimento, precisamos falar dele. O ROI é traduzido em nossa língua como o Retorno de Investimento. No caso do marketing de conteúdo, significa montar um conjunto de métricas que façam com que seja possível saber quais os ganhos obtidos. Uma maneira simples de visualizar o ROI é através da equação abaixo:

ROI = (Ganhos – Quantia Investida) / Quantia Investida

A partir da situação inicial, de um planejamento de qualidade, uma execução cuidadosa e definição das métricas, fica bem mais fácil calcular para se ter a certeza do sucesso do marketing de conteúdo, até mesmo para mostrar aos mais incrédulos o poder positivo que ele tem sobre as vendas e na conquista e fidelização da clientela.

Agora ficou muito mais fácil mensurar os resultados do marketing de conteúdo, certo? Se você ainda tem dúvidas sobre o assunto, saiba o que a sua empresa ganha ao investir em uma estratégia de conteúdo digital, clicando aqui.

Related Posts
  • All
  • By Author
  • By Category

Leave a Reply

Your email address will not be published.

Facebook
Instagram
Tweeter
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×