image Local SEO: 7 coisas que você precisa saber image 10 motivos para utilizar automação de marketing de conteúdo

4 itens que você deve considerar ao criar uma estratégia de e-mail marketing

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×

Uma estratégia de e-mail marketing é parte do seu plano global estratégico. Ele ajuda você a comercializar seus produtos e serviços com o uso de um canal, que gera grandes chances de alcançar seus objetivos. Isso, porque qualquer estratégia de e-mail marketing eficaz leva em consideração o que seus clientes-alvo são, suas preferências e os benefícios que eles estão procurando, bem como seus produtos e serviços, aumentando assim o retorno do seu investimento (ROI). Nosso objetivo aqui é te mostrar os principais itens que você deve observar na hora de executar sua estratégia de e-mail marketing de forma a garantir resultados mais eficazes. Preparado?

Público-alvo

O primeiro passo em sua campanha de e-mail marketing será determinar quem é o seu público-alvo. Quais são as principais características de seu cliente ideal? Muitas vezes, um bom lugar para começar é fazer uma revisão completa do problema que deseja resolver e as necessidades que são solucionadas com o seu produto. Tenha certeza que você pode definir claramente o que você faz e que sua empresa faz. Se você não pode definir isso, como você pode esperar que seus clientes o façam? Com base no problema e sua solução, você pode começar a identificar quem é afetado por este fato e, portanto, começar a delinear o seu público-alvo.

Personas

A próxima parte desta identificação de público-alvo envolve a criação de algumas personas. Não se preocupe com a terminologia. O conceito de personas é simples. Este é o lugar onde você usa sua imaginação. Finja que você é outra pessoa. Dê a si mesmo um novo nome, uma nova descrição de trabalho, e um novo propósito; em seguida, analise as soluções para o problema que você havia identificado previamente. Isto é interessante? Será que atende às necessidades desta pessoa imaginária? Essa é a ideia por trás de personas. Criar vários tipos que podem visitar o seu site ou olhar para a sua solução.

Segmentação no envio de e-mail marketing

Se você não estiver familiarizado com o termo, a segmentação é a prática de dividir a sua lista de e-mail em grupos mais específicos. Isso é importante, pois o seu mercado alvo é composto por pessoas diferentes, em busca de soluções. Aqui você pode fazer as seguintes divisões:

  • Lista de clientes (em comparação com leads)

  • Atualizações de Produto (em comparação com uma lista de clientes)

  • Boletim de Notícias

  • Lista diária de e-mail (em comparação com semanal, bissemanal, mensal, etc.).

Dividindo sua lista dessa maneira, você se dá a capacidade de enviar uma comunicação mais direcionada. Alguns clientes têm interesse nos produtos e nas atualizações de vendas, enquanto outros só têm interesse em uma nova versão do produto, por exemplo. Com a segmentação, você pode enviar uma transmissão apenas para aqueles que não abriram sua última mensagem, ou para aqueles que demonstraram interesse. Você também pode dividir mensagens de teste entre os diferentes grupos, a fim de refinar as suas melhores práticas.

Testes A/B

O que você faz com todo o feedback que você recebe? Você pode começar a testar abordagens diferentes para ver como os clientes reagem a uma versão antiga ou nova de seu e-mail. Poderia ser tão simples como mudar a cor do seu e-mail de boas-vindas, o seu botão de chamada à ação, ou a adição de mais ou menos compartilhamento de links. Seja o que for, você deve executar um teste A/B antes de iniciar uma campanha totalmente nova de e-mail marketing. Você deve considerar algumas métricas-chave ao testar seus e-mails e depois compará-las para obter a diferença de desempenho, entre elas estão as taxas de abertura, de entregas, de cliques, entre outras.

Ainda tem alguma dúvida de porque investir em e-mail marketing? Clique aqui e confira outro artigo em nosso blog como forma de encontrar outras boas razões para adotar esta estratégia. Compartilhe nos comentários suas experiências. 

Leia aqui sobre o novo perfil do consumidor na era digital.

 

Related Posts
  • All
  • By Author
  • By Category

Leave a Reply

Your email address will not be published.

Facebook
Instagram
Tweeter
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×