image Qual é o novo perfil do consumidor na era digital? image Como aumentar as vendas no e-commerce com conteúdo gerado pelo usuário

3 dicas para tornar seu conteúdo mais atrativo

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×

Muitas pessoas acreditam que um bom conteúdo será capaz de chamar atenção por conta própria. Porém, com a competição aumentando cada dia mais e a atenção das pessoas se tornando cada vez mais difusa — uma pesquisa da Microsoft revelou que o período de atenção das pessoas caiu de 12 segundos, em 2000, para apenas 8 atualmente —, até mesmo o melhor dos materiais precisa de uma ajudinha.

Por isso, separamos 3 dicas para tornar o seu conteúdo mais atrativo. Continue lendo e confira!

Garanta a escaneabilidade do texto

De acordo com a pesquisa que mencionamos na introdução, o seu conteúdo tem apenas 8 segundos para captar o interesse de um potencial leitor. Por isso, é preciso que ele entregue o máximo de informação no menor tempo possível — e a melhor maneira de fazer isso é aumentando sua escaneabilidade.

Esse conceito diz respeito à facilidade que o leitor tem de captar informações apenas passando o olho pelo seu texto, ou seja, escaneando-o. Para garantir a escaneabilidade do conteúdo, sempre inclua intertítulos e evite fazer parágrafos excessivamente longos. Além disso, prefira usar algarismos em vez de escrever os números por extenso e faça uso de bullet points e marcações no texto, como negritos e itálicos.

Produza conteúdo de relevância

Se o seu texto for bem escaneável, um simples passar de olhos vai ser o bastante para dizer ao seu leitor se o conteúdo apresentado tem relevância para ele ou não — e, se não tiver, ele não vai ser dar ao trabalho de fazer uma leitura mais aprofundada.

O primeiro passo para produzir um conteúdo relevante para seu público-alvo é conhecê-lo bem. Só assim você vai ser capaz de entender o que ele está buscando na internet e ir ao encontro das suas necessidades. Depois de acertar o assunto, é preciso garantir que as informações que você vai trazer sejam novas e realmente acrescentem algo ao seu público. Se, ao correr os olhos pelo texto, ele perceber que as dicas elencadas não vão além do senso comum, ele não vai se sentir compelido a continuar lendo.

Por isso, o passo seguinte é fazer uma boa pesquisa sobre o assunto, a partir de fontes confiáveis e ricas, para ser capaz de trazer algo novo ao seu conteúdo. O grau de aprofundamento que você deve dar vai depender do conhecimento do seu público: é preciso encontrar o equilíbrio entre um texto raso demais, que não desperte atenção, e um texto muito complexo, que confunda o leitor.

Use boas palavras-chave

Até aqui, falamos de como convencer o usuário a ir além de uma corrida de olhos e realmente ler o seu texto. Mas como fazê-lo encontrar o seu conteúdo? Para isso, é preciso investir em estratégias de SEO (Search Engine Optimization, ou otimização para motores de busca). Existem muitas estratégias para fazer com que seu site seja encontrado no Google, mas uma das primeiras — e que está diretamente relacionada ao seu conteúdo — é a palavra-chave usada, ou seja, o termo que o usuário digitou para fazer uma pesquisa na internet.

Os buscadores usam as palavras-chave para entender o que o usuário quer encontrar e se o seu conteúdo tem relevância para ele. Já houve um tempo em que quanto mais vezes o termo buscado aparecesse no seu texto, mais chances ele teria de aparecer em primeiro no resultado das pesquisas. Porém, os buscadores refinaram seus algoritmos e atualmente a prática de repetir várias vezes o mesmo termo — chamada de “keyword stuffing” — pode na verdade ser prejudicial. Hoje, o Google é capaz até mesmo de entender algumas variações sintáticas (como plural ou o uso de preposições) e semânticas (como o uso de sinônimos) nas palavras-chave.

Algumas ferramentas, como o Keyword Planner, podem ajudar a definir qual palavra-chave deve ser trabalhada. Essa ferramenta, do próprio Google, te mostra quantas buscas são feitas para cada termo, qual é a concorrência (ou seja, quantas páginas estão trabalhando essa palavra-chave) e te dá sugestões para o assunto desejado.

Com cada vez mais conteúdo sendo produzido todos os dias, é fundamental conhecer as estratégias para captar a atenção do seu público e se destacar. Ficou com alguma dúvida? Deixe seus comentários e não deixe de conferir nosso artigo sobre o porque investir em mídias sociais.

 

Related Posts
  • All
  • By Author
  • By Category

Leave a Reply

Your email address will not be published.

Facebook
Instagram
Tweeter
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×