image 4 itens que você deve considerar ao criar uma estratégia de e-mail marketing image Presença Online, você sabe o que é isso?

10 motivos para utilizar automação de marketing de conteúdo

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×

1. Escalar o processo de marketing de conteúdo

Com o uso de uma plataforma de conteúdo, novos processos surgem e facilitam a distribuição de tarefas entre redatores. Depois disso, os analistas de marketing podem escalar também o uso e distribuição desse conteúdo, de acordo com a estratégia traçada.

2. Manter frequência e constância de publicações

A automatização de processos, como a produção de conteúdos, aumenta a confiabilidade das produções saírem no deadline. Datas de entrega e publicação por exemplo, podem ser determinadas no sistema e monitoradas facilmente. Para uma estratégia de marketing de conteúdo é fundamental manter a frequência de publicação e interação com os usuários.

3. Garantir a promoção do conteúdo

Após produzido, o conteúdo deve ser entregue. Com ferramentas específicas, a empresa pode criar e enviar emails para a base de leads de maneira mais assertiva. Programar publicações nas mídias sociais, garantindo constância e variedade, também é possível com a automação. Além disso, a empresa poderá analisar o engajamento gerado e contabilizar o sucesso de uma publicação ou de uma campanha inteira.

4. Manter um padrão de qualidade

Padronizar processos e conteúdo deve estar na estratégia de toda organização. Postagem, escolha ou criação de imagens, formatação, entre outras variações podem ser setadas no sistema. Sincronizar plataformas para diminuir o tempo perdido na operacionalização de cada uma, separadamente, também contribui ativamente para aumentar a qualidade da produção. Dessa forma, os profissionais podem se dedicar a atividades mais estratégicas, como análise de resultados e sugestão de pautas mais criativas e alinhadas com o público-alvo.

5. Precisão da estratégia baseada no funil de vendas

Na automação do marketing de conteúdo existe a possibilidade de programar as etapas de interação com a base de leads de forma personalizada e inteligente. Outro ponto positivo são todas as etapas do funil pelas quais um lead precisa passar até ser entregue para o time de vendas. Esse caminho que lead percorre torna o processo mais certeiro e eficaz, já que o contato só será realizado para os vendedores no momento em que o prospect estiver pronto para comprar e no final do funil.

Ferramentas também permitem segmentar e priorizar certos púbicos de acordo com o estágio dentro do funil de vendas. O grupo X, por exemplo, será alimentado com uma sequência de atividades e conteúdos personalizados periodicamente, até que avance nos estágios do funil de vendas. Lembre-se que marketing de conteúdo é também marketing de precisão e resultados. Entregar o conteúdo na hora certa e para a persona adequada são requisitos para o sucesso da estratégia.

6. Manter uma equipe enxuta

Como grande parte do trabalho de educação e preparação do lead que o pessoal do marketing deveria fazer antes de entregar para vendas é feita de forma automaticamente, a necessidade de uma equipe grande de marketing diminui. Antes focada em fazer o relacionamento inteiramente manual, a equipe pode aplicar seus esforços na criação dos “caminhos” que os leads terão de percorrer. Depois de planejados e criados os caminhos, a nutrição é feita automaticamente, dispensando retrabalho e estratégias que recomecem do zero.

7. Gerenciar diversos canais ou contas

Em casos de agências, é preciso gerenciar múltiplas contas. Fazer isso manualmente pode gerar erros diários, que prejudicam a estratégia e a imagem do cliente. Imagina postar algo de um cliente na conta de outro? Isso pode acontecer, mas é facilmente evitado quando há uma plataforma adequada para gerenciar canais e contas distintos.

Em vez de manual, a postagem no blog, por exemplo, pode ser agendada e realizada automaticamente. A sincronização com redes sociais também ajuda a otimizar o trabalho. A equipe de marketing pode configurar a alimentação automática das redes em um espaço de tempo pré-definido de acordo com um cronograma acordado com o cliente. No caso de uma empresa que não tenha uma equipe grande de marketing, a automação do gerenciamento dos canais também é fundamental, já que o aumento da produtividade é um dos objetivos principais para a rentabilidade da operação.

8. Estratégia documentada e centralizada

Manter toda a estratégia documentada e protegida é essencial para a efetividade das ações futuras. É lá que o profissional vai consultar toda vez que precisar alterar algum item do planejamento ou mesmo rever a estratégia completamente. De nada adianta perder semanas criando uma bela estratégia se ela não for seguida.

9. Monitoramento mais assertivo

As informações entregues pelos usuários nas landing pages são estratégicas para o marketind de conteúdo. Com elas, você pode ter insights para a criação de novos materiais e também para a distribuição do conteúdo. Além disso, é possível monitorar diariamente a interação dos usuários com seu blog, quantos e quem está baixando seus e-books, quais e-mails foram melhor aceitos e abertos, como estão as visitas às suas páginas, entre outros dados. Com ferramentas de automação é fácil e rápido configurar e gerar relatórios que transformem esses dados em informações relevantes para a tomada de decisões mais assertivas. O gestor tem uma visão panorâmica e holística de toda a estratégia e pode, assim, modificá-la ou segui-la como foi planejada.

10. Aumentar vendas

Não estaríamos falando de todas as vantagens da automação do marketing de conteúdo se não falássemos do principal e mais almejado resultado: o aumento de vendas. Alguns dos motivos já citamos acima, mas além deles há a nutrição de leads que ainda não estão prontos, a identificação do estágio de compra e o aumento no ticket dos leds gerados por ações de marketing de conteúdo. Endereçando o conteúdo adequado para levar o lead ao próximo estágio, educando-o no assunto, ajudando-o a reconhecer o problema e investir em uma solução, garante leads mais preparados e qualificados. Quando o marketing garante o fornecimento de conteúdo adequado e prepara a venda, é esperado que os tickets sejam maiores ao chegar o momento de compra.

Related Posts
  • All
  • By Author
  • By Category

Leave a Reply

Your email address will not be published.

Facebook
Instagram
Tweeter
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×